Nova York - Um americano que sobreviveu 14 dias no Atlântico sem comida, depois de naufragar, atribuiu sua proteção a João Paulo II, que será beatificado no próximo domingo.
Victor Mooney, de 45 anos, morador do Queens (Nova York), foi resgatado no dia 10 de março passado de uma balsa em pleno Oceano Atlântico por um cargueiro grego, que captou seu sinal de SOS pelo rádio.
Havia zarpado da África no dia 26 de fevereiro em direção a Nova York na esperança de chegar à cidade a remo. Mas naufragou pouco depois de zarpar, pelo que ficou à deriva numa balsa durante duas semanas.
Foi sua terceira tentativa frustrada de cruzar o Atlântico a remo, para incentivar a doação de recursos para a luta contra a Aids.
Segundo Mooney, João Paulo II o havia abençoado em 2004, durante uma peregrinação a Roma, por ocasião do Dia Internacional da Aids e isso, de alguma forma, salvou-lhe a vida. "Deus enviou seus anjos para me protegerem e, seguramente, o Santo Padre interveio nisto", disse Mooney em comunicado.