CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI pediu "a todas as partes" envolvidas no conflito na Costa do Marfim "a renunciar à violência e buscar as vias da paz" durante entrevista concedida à televisão italiana por conta da Sexta-Feira Santa.
O pedido do Papa foi lançado ao responder a uma pergunta feita por uma mulher muçulmana da Costa do Marfim, Bintú, que se lamentava do conflito existente há anos nesse país africano.
"Convido fortemente todas as partes a renunciar à violência, a buscar as vias da paz. Para a recomposição de seu povo, não podem usar meios violentos, apesar de acharem que têm razão", disse o Papa no programa, divulgado pelo primeiro canal da emissora pública italiana, o RAI Uno.
Trata-se da primeira vez na história que um Papa responde a perguntas de um grupo de fiéis em um programa de televisão, chamado "A sua imagem".
Entre as sete pessoas escolhidas para fazer uma pergunta, das mais de 2.000 propostas à redação, estava Bintú, que cumprimentou o Pontífice em árabe com a tradicional frase "que Deus esteja conosco em nossa conversa" e depois continuou em francês.