Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA demitem dois controladores de tráfego aéreo

WASHINGTON - O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, anunciou na quarta-feira a demissão de dois controladores aéreos, após uma série de incidentes envolvendo profissionais que dormiram na hora do trabalho ou tiveram atitudes irresponsáveis.

Dois controladores aéreos, um de Miami, na Flórida, e outro do Tennessee foram demitidos, revelou LaHood na noite de quarta-feira à rede de televisão PBS.

O primeiro controlador demitido orientou o piloto de um Boeing 737 sobre a rota de um pequeno avião cujo contato por rádio havia caído, um procedimento absolutamente proibido pelas regras do controle aéreo.

"Não se guia um enorme avião sobre um pequeno aparelho apenas para ver o que houve", declarou LaHood.

Outro controlador, que trabalhava em Knoxville, Tennessee, foi surprendido quando dormia no posto, após o almoço. "Fez uma cama na torre de controle, com almofadas, e foi despedido", explicou o secretário.

Nas últimas semanas, a agência americana de aviação civil (FAA) enfrentou uma série de incidentes que provocaram a suspensão de nove controladores aéreos, a maioria por dormir em serviço.

Um dos incidentes envolveu o avião que transportava a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que foi obrigado a interromper um procedimento de pouso devido a um erro do controlador.

O incidente ocorreu na segunda-feira, na base aérea de Andrews (Maryland), a leste de Washington, quando o Boeing 737 com Michelle Obama e a mulher do vice-presidente Joe Biden, Jill, retornava de New York e teve o procedimento de pouso cancelado por causa de um avião militar de transporte C-17 que manobrava para decolar.

No início da semana, LaHood anunciou uma política de "tolerância zero em relação a dormir no trabalho".