Jornal Correio Braziliense

Mundo

Latinos esperam Obama com o lema 'mudança requer valentia'

LOS ANGELES - Um grupo de defesa dos imigrantes na Califórnia levantará na quinta-feira um cartaz com o lema "mudança requer valentia" em um evento a ser realizado pelo presidente Barack Obama, que como candidato presidencial voltou a ressuscitar a promessa de uma reforma migratória. "Queremos dar as boas-vindas ao presidente Obama, mas ele precisa saber que continuam intactas nossas críticas contra as deportações, divisões de famílias e um sistema migratório injusto", explicou à AFP Jorge Mario Cabrera, porta-voz da Coalizão dos Direitos Humanos dos Imigrantes de Los Angeles (Chirla).

O presidente Barack Obama, candidato democrata a um novo mandato presidencial para as eleições de 2012, começou na quarta-feira uma visita de dois dias a Califórnia e Nevada (oeste), onde renovará a promessa de dar um novo impulso "ao sistema inoperante de imigração".

Na parada que o presidente fará no estúdio de cinema da Sony em Los Angeles para participar de um jantar de arrecadação de fundos, os ativistas ficarão em frente à entrada do edifício com cartazes dizendo: "a mudança requer valentia" e "senhor presidente, não nos deporte".

A coalizão angelina, uma das mais influentes da Califórnia, também mobilizará cartazes com a frase "conte conosco" (como diziam em 2008), completada com: "não nos deporte".

A reforma migratória, uma proposta para legalizar quase 11 milhões de ilegais que vivem e trabalham nos Estados Unidos - a maioria latino-americanos -, tornou-se um tema-chave, tanto para políticos republicanos como democratas durante campanhas eleitorais, onde o voto dos eleitores hispânicos é crucial em várias regiões do país. A comunidade hispânica é a maior minoria nos Estados Unidos, com 50,5 milhões de pessoas.