NOVA YORK - O bilionário americano Donald Trump saiu nesta terça-feira em campanha contra Barack Obama, de quem diz que não nasceu nos Estados Unidos e não pode, então, ser presidente; mas, segundo as pesquisas, o magnata perderia uma eventual corrida à Casa Branca.
Em entrevista ao canal ABC, o empresário, famoso por apresentar o reality show de negócios The Apprentice, de 64 anos, disse que poderá anunciar até junho sua candidatura. Declarou, também, que está disposto a revelar seu patrimônio, se Obama mostrar sua certidão de nascimento.
"Mostrarei minha declaração de renda no dia em que Obama apresentar sua certidão de nascimento", insistiu.
Documentos confirmam a nacionalidade americana de Barack Obama, nascido no Havaí de mãe americana e pai queniano, mas alguns grupos conservadores nos Estados Unidos ainda levantam dúvidas a respeito.
Segundo uma pesquisa ABC e do Washington Post, no caso - muito hipotético - de Donald Trump conseguir a indicação republicana, perderia a eleição presidencial de 2012 com 34% dos votos contra 49% para o atual chefe de Estado.
A pesquisa mostra, além disso, o pouco entusiasmo dos eleitores republicanos com os candidatos potenciais que até agora se manifestaram.
Menos da metade - 43%- estão satisfeitos, e 40%, descontentes. Na mesma sondagem, Mitt Romney chega na cabeça das primárias republicanas, com 16% das intenções de voto, e Donald Trump cai para 8%, na frente, no entanto, de Mike Huckabee (6%).
Alguns pensam que uma eventual candidatura de Donald Trump à eleição presidencial não deve ser vista como inconsequente, por mais louca que pareça.
No caso de chegar à Casa Branca, Donald Trump já tem algumas ideias: disse à ABC que mandaria construir um salão de festas por 100 milhões de dólares.
Donald Trump, que anima o reality show, usa no final de cada emissão uma frase que se tornou célebre e virou referência nos Estados Unidos "You are fired" ("Você está demitido").