Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fidel é aplaudido de pé no encerramento do congresso do Partido Comunista

O ex-presidente de Cuba (1976-2008) e líder da Revolução Cubana (1959), Fidel Castro, apareceu nesta terça-feira (19/4) no encerramento do 6; Congresso do Partido Comunista, em Havana. Os debates começaram no sábado (16/4), mas ele não compareceu às discussões. Com o tradicional uniforme verde, Fidel participou da sessão e foi aplaudido de pé por cerca de mil delegados do partido.

As informações são da estatal Rádio Havana de Cuba e das agências públicas de notícias da Venezuela, AVN, e de Portugal, a Lusa. Muitos dos presentes, ao verem Fidel, emocionaram-se e não seguraram as lágrimas. A aparição de Fidel ocorre no mesmo dia do anúncio de que deixará o último cargo político que detinha ; o de primeiro-secretário do Partido Comunista.

Na sessão de encerramento do congresso, Fidel sentou-se ao centro da mesa de dirigentes do Partido Coministra de Cuba (PCC), ao lado do irmão e atual presidente de Cuba, Raúl Castro. Também ficará com Castro o cargo de primeiro-secretário do PCC.

Ontem (18) Fidel pediu aos participantes que aprovem as reformas propostas por Raúl Castro e que mantenham os esforços para preservar o socialismo. Hoje foi divulgado um pacote de medidas com as principais definições que estabelecem mudanças políticas e econômicas em Cuba. As alterações incluem redução de mandatos públicos e a abertura da economia interna.