Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cuba elege novo Comitê Central do PCC

HAVANA - Os mil delegados reunidos no VI Congresso do Partido Comunista de Cuba votaram nesta segunda-feira (18/4) para eleger um novo Comitê Central, que apontará o substituto de Fidel Castro, primeiro secretário do PCC desde 1965.

O primeiro secretário do PCC - principal cargo no sistema comunista - será designado pelo novo Comitê Central, que deve ser menor que o atual, de 125 membros. O próprio Fidel Castro sugeriu, em artigo publicado em março passado, que o presidente do país deveria ocupar este cargo, no caso seu irmão Raúl Castro, segundo secretário desde 1965.

O novo Comitê Central elegerá seu seleto Bureau Político, atualmente de 19 membros, e o Secretariado, de 10, boa parte deles da geração histórica da revolução, que ultrapassa os 75 anos.

Espera-se que tanto o Comitê Central como o Bureau Político sofram uma forte renovação, com maior presença feminina e equilíbrio racial, aprovados pelo grupo.

Os resultados devem ser apresentados na terça-feira, último dia do Congresso.

A candidatura foi selecionada de um total de 1.280 propostas das células de base (núcleos) do PCC, integrado por cerca de 800 mil militantes e reconhecido pela Constituição como a "força dirigente superior da sociedade e do Estado".