WASHINGTON - A Agência Federal de Aviação Americana (FAA) anunciou neste sábado que está revendo as escalas de trabalho de controladores de tráfego aéreo depois que outro funcionário adormeceu durante seu turno.
A FAA afirmou que vai proibir o "atribuição de horários que têm sido identificados como os mais propensos a resultar em fadiga de controlador de tráfego aéreo".
A Agência acrescentou em um comunicado que outro controlador, o terceiro na semana, dormiu neste sábado pela manhã durante o exercício de suas funções em uma torre de controle de Miami, Flórida (sudeste) e foi suspenso.
As mudanças anunciadas neste sábado entrarão em vigor nos próximos três dias, segundo a FAA.
"Tomamos as medidas necessárias para garantir a segurança de nosso sistema aéreo", afirmou o secretário de Transporte, Ray LaHood.
"Nada justifica que os controladores de tráfego aéreo durmam durante o exercício de suas funções. Faremos tudo o que pudermos para pôr fim a isto", acrescentou.
O chefe da FAA, Randy Babbitt, disse, por sua vez, que "isto é apenas o começo".
No que se refere ao incidente da torre de Miami, a FAA informou que "segundo as gravações de controle aéreo, o controlador em questão não perdeu nenhuma chamada do piloto e (o incidente) não teve consequências".
Na segunda-feira, Babbitt e o presidente da Associação Nacional americana de Controladores Aéreos (NATCA), Paul Rinaldi, se reunirão para discutir a situação da infraestrutura de controle aéreo nos EUA, concluiu o comunicado.