Jornal Correio Braziliense

Mundo

Egito: começa interrogatório de filhos de Mubarak

CAIRO - O Ministério Público egípcio começou nesta terça-feira (12/4) à noite a interrogar os filhos do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, Alaa e Gamal, na cidade de El Tor, capital do Sinai do Sul, anunciou à AFP uma fonte judicial. Hosni Mubarak também prestou depoimento nesta terça-feira e sofreu um ataque cardíaco durante um interrogatório, razão pela qual precisou ser internado em um hospital de Sharm el-Sheikh (leste), informou a televisão oficial.

[SAIBAMAIS]A justiça egípcia anunciou no domingo a convocação, em uma próxima data, não definida, de Hosni Mubarak e de seus dois filhos, que estão em prisão domiciliar no balneário de Sharm el-Sheikh, ao sul de El Tor, após a renúncia do presidente egípcio no dia 11 de fevereiro.

Os três homens deverão dar explicações sobre o uso da violência contra os manifestantes durante a revolta popular de janeiro e fevereiro, na qual morreram oficialmente quase 800 pessoas e outras milhares ficaram feridas.

Também serão interrogados sobre acusações acerca da "utilização de dinheiro público", no âmbito de operações anticorrupção em curso contra o antigo regime.

O ministro do Interior, Mansur al Isawi, advertiu na segunda-feira que o presidente deposto e seus filhos poderiam ser detidos se não se apresentassem.