Jornal Correio Braziliense

Mundo

Monarquias do Golfo querem que presidente Saleh, do Iêmen, ceda o poder

RIAD - As monarquias do Conselho de Cooperação do Golfo (CGC) pediram ao presidente do Iêmen, Ali Abadullah Saleh, que passe o poder a seu vice, para solucionar a crise no país, em meio a uma revolta popular, anunciou neste domingo o secretário-geral do grupo, Abdelatif Zayani.

Ao término de um encontro dos ministros das Relações Exteriores, celebrada em Riad, os seis integrantes do CCG convidaram o governo de Saleh e a oposição a se reunirem na capital saudita para chegar a um acordo sobre uma transição pacífica do poder.

O plano do CCG prevê que o presidente do Iêmen ceda seus poderes ao vice, Abd Rabu Mansur Hadi, e que um "governo de unidade nacional, dirigido pela oposição", redija uma nova Constituição e organize eleições, informou Zayani.

Dezenas de milhares de iemenitas protestaram neste domingo contra o governo do presidente Ali Abdallah Saleh, um dia depois dos violentos confrontos entre policiais e manifestantes nas cidades de Sanaa e Taez que terminaram com a morte de uma pessoa.

Um manifestante morreu e dezenas de pessoas ficaram feridas no sábado em confrontos com as forças de segurança, que continuaram durante boa parte da noite, segundo informações divulgadas neste domingo por fontes médicas e comitês organizadores dos protestos.