Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasil não intervém em eleições peruanas

Lima - O embaixador do Brasil no Peru, Jorge d;Escragnolle Taunay Filho, afirmou nesta terça-feira (5/4) em tom categórico que seu país não intervém nas eleições peruanas, como denuncia a imprensa local - devido à assessoria dada por brasileiros ao candidato de esquerda, Ollanta Humala.

"O governo de Brasília e a embaixada não se intrometem" no pleito, declarou o diplomata a jornalistas, em Lima.

"Este é um princípio básico da política internacional brasileira, de nossa política externa, a não intromissão nos assuntos internos de outros Estados, principalmente em países tão amigos como o Peru. Não participamos, não nos metemos", declarou.

O embaixador explicou que é muito comum "especialistas em marketing político internacionais irem de um país a outro contratados para fazer diversas campanhas; não é uma situação única".

Precisou que "a embaixada não tem conhecimento oficial disto. Nunca os vi, não há nenhum desígnio maléfico da parte do governo (do Brasil) como alguns estão dizendo na imprensa, não existe nada disso", insistiu.

"Estamos felizes de ver que o processo democrático caminha bem no Peru e fazemos votos para que o processo eleitoral seja um grande êxito, mas isso é tudo", finalizou.