LONDRES - O ex-ministro das Relações Exteriores líbio Mussa Kussa, que desertou na semana passada para o Reino Unido, está "doente" e este é o único motivo para que tenha abandonado o país, afirmou um dos filhos de Muamar Kadhafi, Saif al-Islam Kadhafi, em entrevista à BBC.
"No que diz respeito a Mussa Kussa, ele nos disse que estava enfermo e que tinha que ir a cada três meses ao hospital Cromwell de Londres. E o autorizamos a seguir para Yerba, na Tunísia, primeiro. Não há problema com isto", declarou à rádio BBC 4.
Questionado sobre os segredos que Mussa Kussa diz conhecer sobre o regime do coronel Kadhafi, Saif al-Islam respondeu: "Está doente. Está doente e é velho. Com certeza inventará histórias raras".
"Que segredos? Os britânicos e os americanos sabem tudo sobre Lockerbie. Não há mais segredos", declarou, em referência ao atentado de Lockerbie, atribuído aos líbios e que provocou a morte de 270 pessoas em 1988.
"Nos bombardeiam há duas semanas. Imaginem a pressão psicológica. E se você está enfermo e é velho, renuncia. É a guerra", completou Saif al-Islam.
Ao ser perguntado se Kadhafi abandonará o poder, o filho respondeu: "Vocês verão".