Jornal Correio Braziliense

Mundo

Policial morre em atentado com carro-bomba na Irlanda do Norte

Um policial de 25 anos foi morto neste sábado em um atentado com carro-bomba em Omagh, na Irlanda do Norte, indicou a Polícia. "Um homem morreu em uma explosão em Omagh", declarou uma porta-voz da polícia norte-irlandesa. "Um artefato explodiu embaixo do carro do rapaz pouco antes das 16h (12h de Brasília)", acrescentou. O oficial de confissão católica tinha concluído a sua formação havia três semanas, segundo a mesma fonte. Até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque.
[SAIBAMAIS]
Esta foi a segunda vítima na força policial da Irlanda do Norte desde que esta substituiu em 2001 a Polícia Real do Ulster (Royal Ulster Constabulary).
A província britânica da Irlanda do Norte (Ulster) foi cenário durante 30 anos de violência política entre separatistas católicos e protestantes unionistas, que deixaram mais de 3.500 mortos e terminaram com o acordo da Sexta-Feira Santa de abril de 1998.

O Exército Republicano Irlandês (IRA), histórico braço armado da causa republicana, renunciou à violência, mas grupos dissidentes ainda defendem o uso da força. Quase 30 atentados ou tentativas de atentados afetaram o Ulster ano passado, todos atribuídos a dissidentes do IRA, sem o registro de mortes. O primeiro-ministro da Républica da Irlanda, Enda Kenny, reagiu, acusando os responsáveis por este atentado de "querer trazer de volta os sofrimentos e as dores do passado". "Eles devem saber que nunca conseguirão rejeitando a vontade democrática do povo", acrescentou.