Jornal Correio Braziliense

Mundo

Policial morre em explosão em Omagh

Dublin - Um policial morreu neste sábado (2/4) na explosão de uma bomba, aparentemente escondida sob seu carro, em Omagh, Irlanda do Norte.

"Um policial morreu diante de sua casa na explosão de uma bomba que aparentemente estava debaixo do veículo", declarou à AFP uma fonte oficial que pediu anonimato.

A vítima acabara de encerrar há três semanas um curso de treinamento para entrar na força policial, acrescentou a fonte.

A informação foi confirmada pelo deputado local Jeffrey Donaldson, em entrevista ao canal Sky News.

O representante disse que o policial católico entrou recentemente para a força da Irlanda do Norte.

Até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque.

Esta foi a segunda vítima fatal da força policial da Irlanda do Norte desde que esta substituiu em 2001 a Polícia Real do Ulster (Royal Ulster Constabulary).

A província britânica da Irlanda do Norte (Ulster) fuoi cenário durante 30 anos de violência política entre separatistas católicos e protestantes unionistas, que deixaram mais de 3.500 mortos e terminaram com o acordo da Sexta-Feira Santa de abril de 1998.

O Exército Republicano Irlandês (IRA), histórico braço armado da causa republicana, renunciou à violência, mas grupos dissidentes ainda defendem o uso da força. Quase 30 atentados ou tentativas de atentados afetaram o Ulster ano passado, todos atribuídos a dissidentes do IRA, sem o registro de mortes.