ASSUNÇÃO - Por ampla maioria, o Senado do Paraguai aprovou nesta quinta-feira (31/3) uma declaração de estado de emergência na capital Assunção, em sua região metropolitana e em outros dois departamentos do interior do país, informaram oficialmente fontes parlamentares.
"A aprovação permitirá a liberação de recursos por parte do Ministério da Fazenda para o Ministério da Saúde, de forma a reforçar a luta contra a dengue nessas áreas do país", indica a resolução.
O estado de emergência terá 90 dias de duração.
A ministra da Saúde, Esperanza Martínez, admitiu que sua pasta recebeu 15.000 notificações de possíveis casos de dengue.
Oficialmente, a autoridade de saúde reconhece 18 mortes entre janeiro e março. Cerca de 550 pessoas estão internadas na rede pública de saúde. Metade desses pacientes está em estado grave, segundo um informe divulgado nesta quinta-feira.
Devido ao aumento dos casos e ao colapso dos hospitais públicos, a Saúde suspendeu as cirurgias programadas em todos os centros hospitalares para dar lugar aos infectados por dengue.