NÁPOLES - Os aviões da Otan assumiram no domingo o controle da zona de exclusão aérea na Líbia, anunciou nesta segunda-feira (28/3) em Nápoles (sul da Itália) o general canadense Charles Bouchard, comandante da operação.
"Desde domingo somos responsáveis pela zona de exclusão aérea", declarou o general, que na sexta-feira assumiu o comando da operação "Unified Protector".
No domingo, a Otan decidiu assumir o comando das operações militares na Líbia, em um momento no qual os insurgentes avançam ao mesmo tempo que se intensificam os esforços para encontrar uma solução diplomática ao conflito antes de uma reunião crucial na terça-feira em Londres.
Pressionados pelas potências ocidentais, especialmente Estados Unidos e Itália, para assumir a liderança da missão o mais rápido possível, os 28 embaixadores dos países membros da Otan reunidos em Bruxelas aprovaram a transferência de comando.
"Estamos em plena transferência", destacou o general, antes de afirmar que "quanto mais países compartilharem o esforço, mais forte será a mensagem enviada ao povo líbio, que precisa de ajuda desesperadamente".
"A Otan cumprirá seu mandato com cuidado e precisão para evitar prejudicar a população líbia", completou o general.