ABIDJAN - As forças partidárias do presidente da Costa do Marfim reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, atacaram nesta segunda-feira (28/3) Duekoue, área estratégia do oeste do país sob controle do Exército leal ao presidente Laurent Gbagbo.
"Iniciamos ações para assegurar a segurança do Grande Oeste, em particular de Duekoue e Guiglo, onde os milicianos espalham o terror", afirmou à AFP o porta-voz militar das Forças Republicanas (pró-Ouattara), Seydou Ouattara.
As forças republicanas reúnem essencialmente ex-rebeldes das Forças Novas que controlam o norte do país desde 2002.
"Cercamos Duekoue e é possível que as duas cidades, Duekoue e Guiglo, caiam hoje", completou o porta-voz, que está em Bouake (centro), reduto das forças republicanas.
"Nossas posições foram atacadas por rebeldes na base situada na entrada oeste de Duekoue", confirmou à AFP un militar das Forças de Defesa e de Segurança (FDS) leais a Gbagbo, que não admite a derrota nas eleições do ano passado.
Desde o fim de fevereiro, as forças pró-Ouattara avançam no oeste. Eles tomaram o controle de cinco cidades das forças leais Gbagbo.