Cali - Dez supostos guerrilheiros morreram nesta quinta-feira (24/3) e outros três ficaram feridos em um confronto com as forças militares ocorrido em uma região montanhosa do oeste da Colômbia, informou uma autoridade militar local.
O combate entre guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e unidades do exército, da polícia e da marinha e força aérea ocorreu em uma afastada zona fronteiriça entre os departamentos de Chocó e Cauca (oeste).
"Uma operação conjunta nos permitiu acertar com 14 baixas membros do front 30 das Farc. Deles, 10 foram mortos em combate e quatro capturados, três deles ficaram feridos, a quem prestamos os primeiros-socorros", assegurou o general Jairo Erazo, da brigada local.
O oficial disse também que durante os combates, as tropas oficiais conseguiram apreender material bélico, entre eles lança-granadas, fuzis, pistolas e munições. Os quatro presos foram colocados à disposição de autoridades judiciais, informou o oficial.
As Farc são a guerrilha mais antiga do país, com 46 anos de luta armada, e contam com cerca de 8.000 integrantes, segundo cálculos militares.