BENGHAZI - As forças leais ao coronel Kadhafi mantinham nesta quinta-feira (24/3) a ofensiva contra os rebeldes em Misrata, a leste de Trípoli, com a ajuda de tanques e franco-atiradores, em combates que deixaram pelo menos dois mortos, segundo um porta-voz dos insurgentes no local.
"As forças de Kadhafi estão nas imediações da cidade, no centro de Misrata e em algumas ruas adjacentes", indicou à AFP o porta-voz em Misrata, terceira maior cidade do país situada mais de 200 km a leste da capital, até então sob controle da oposição.
";Snipers; das forças pró-Kadhafi atiram do alto os prédios. Disparos de artilharia das forças do governo também podem ser ouvidos na cidade", acrescentou, indicando que pelo menos duas pessas tinham morrido.
As forças do governo já haviam bombardeado na quarta-feira à noite o principal hospital de Misrata, além de casas, segundo uma testemunha e um porta-voz rebelde por telefone.
Os bombardeios foram registrados no momento em que a coalizão realiza ataques contra as tropas em terra do coronel Kadhafi em Misrata, onde de acordo com um médico, 17 pessoas, sendo cinco crianças, foram mortas na terça-feira por franco-atiradores e por disparos de artilharia das forças do governo.
Segundo o porta-voz da rebelião em Misrata na quinta-feira, vários corpos estavam espalhados pelas ruas há dias. "É difícil retirá-los por causa dos ;snipers;, principalmente", disse.
Um morador da cidade afirmou ter visto barcos na costa de Misrata que, segundo ele, pertencem às forças do coronel Kadhafi. De acordo com ele, as forças governamentais "utilizam a via marítima e os portos para o abastecimento das tropas com combustível e armas", e reduzem o transporte terrestre devido aos ataques da coalizão.