Washigton - Os aviões da coalizão estão atacando as forças terrestres do líder líbio Muamar Kadafi, principalmente as tropas que ameaçam as cidades de Mistrata (noroeste), Ajdabiya (nordeste) e Zawiya (noroeste), disse nesta quarta-feira o contra-almirante americano Gerard Hueber.
"Estamos pressionando as forças terrestres de Kadafi que ameaçam as cidades", disse Hueber. Ao ser perguntado se se referia a ataques aéreos, respondeu: "Sim".
Estados Unidos, França e Grã-Bretanha executam ataques aéreos e navais contra as forças fiéis a Kadafi desde sábado, mas essas declarações confirmam que algumas tropas terrestres também são atacadas pela coalizão.
[SAIBAMAIS]
Proteção
"Para proteger as populações civis, de acordo com nossos sócios da coalizão, sim, atacamos as forças de Kadafi que atacam os centros populacionais", afirmou o contra-almirante em uma audioconferência a partir do Mount Whitney, um navio americano posicionado na costa da Líbia.
As tropas fiéis a Muamar Kadafi atacam principalmente as cidades de Ajdabiya, (160 km ao sul de Benghazi), Misrata (200 km a leste de Trípoli) e Zawiya (60 km a oeste de Trípoli), segundo a mesma fonte.
"Em Abjabiya, as forças do regime intensificaram seus ataques dentro e fora da cidade. Em Misrata, continuam perseguindo a oposição, intensificaram suas operações e atacam civis na cidade", afirmou o oficial americano.
"Os civis inocentes devem ser protegidos, as forças de Kadafi devem cessar os ataques, deter seu avanço em Benghazi, Misrata e Zawiya e permitir o acesso à população líbia", disse, acrescentando que os civis eram "deliberadamente" considerados alvos.
Os aviões da coalizão estão atacando "carros de combate, artilharia e lança-mísseis", das forças que apoiam o regime líbio, concluiu Hueber.