Jornal Correio Braziliense

Mundo

Em El Salvador, Obama visita tumba do arcebispo Romero

San Salvador ; O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou na noite desta terça-feira (22/3) o túmulo do arcebispo Oscar Arnulfo Romero, na catedral de San Salvador, onde acendeu uma vela.

Em meio a um forte esquema de segurança, Obama foi recebido pelo arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar, na catedral situada no centro da capital.

Após observar as pinturas e as capelas laterais da catedral, Obama foi levado à cripta dos bispos, no subsolo, onde está o túmulo de Romero, assassinado em 1980 quando celebrava missa.

Diante do mausoléu de bronze de 2,5m por 1,8m que cobre o túmulo, Obama fechou os olhos por alguns segundos, antes de acender uma vela com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, em homenagem ao mártir salvadorenho.

Pouco antes de ser assassinado, Romero enviou em vão uma carta ao então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, pedindo a ele que detivesse o banho de sangue em El Salvador.

Romero foi morto no entardecer de 24 de março de 1980, quando celebrava missa no hospital A Divina Providência, em San Salvador. O assassino recebeu US$ 400.

Em 1993, uma "Comissão da Verdade" criada pela ONU responsabilizou como autor intelectual do assassinato o major do exército D;Aubuisson, fundador da Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita), que morreu de câncer em fevereiro de 1992.