Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama adverte: apesar de ofensiva, Kadafi pode se agarrar ao poder

Washington ; O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu nesta terça-feira (22/3) que o ditador líbio, Muamar Kadafi, pode se aferrar ao poder apesar dos ataques da coalizão internacional contra seu regime. Obama destacou que o enfoque militar não é a única maneira de Washington provocar a saída do ditador.

O líder líbio "pode tentar baixar a cabeça e esperar que passe a tempestade, inclusive sob uma zona de exclusão aérea", disse o presidente norte-americano à rede de televisão americana CNN.

"Mas tenham em conta que não há apenas ferramentas militares ao nosso alcance para conseguir a partida de Kadafi. Implementamos sanções internacionais fortes. Congelamos seus ativos. Seguiremos exercendo uma ampla pressão sobre ele."

Obama garantiu que a intervenção militar para instaurar uma zona de exclusão aérea cumpre "especificamente" a resolução aprovada na quinta-feira passada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, visando garantir que "o povo da Líbia não seja atacado por seu próprio exército".