Jornal Correio Braziliense

Mundo

Argentina: Identificados pilotos do 'voo da morte' de freira francesa

Buenos Aires - Foram identificados os tripulantes do ;voo da morte; no qual foram jogadas ao mar a freira francesa Léonie Duquet e as fundadoras da organização Mães da Praça de Maio durante a ditadura argentina (1976/83), disse nesta terça-feira (22/3)o procurador Miguel Angel Osorio.

"Estão identificados o voo e seus tripulantes. Viajei inclusive em busca dos mecânicos (dos aviões) que poderiam estar vivos", disse o fiscal durante un encontro sobre o Plano Condor de coordenação repressiva entre as ditaduras do Cone Sul nos anos 1970 e 80.

Osorio, procurador do processo aberto na Argentina pelo Plano Condor, explicou que havia analisado 2.755 voos realizados entre 1976 e 1978 por dois aviões da Prefeitura (guarda costeira), com a suspeita de que alguns pudessem ter sido utilizados para os chamados ;voos da morte;.

"Da análise desses voos, estamos convencidos que podemos terminar de identificar o que foi usado para jogar Azucena Villaflor, Esther Ballestrino, Eugenia Ponce, Angela Auad e Léonie Duquet", indicou, referindo-se às três fundadoras das Mães da Praça de Maio, uma militante humanitária e a freira francesa.