Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama: regime 'fora da lei' de Kadafi ameaçou interesses dos EUA

Santiago - O presidente Barack Obama disse a legisladores americanos nesta segunda-feira (21/3) que os ataques contra as forças do regime "fora da lei" do líder libio Muamar Kadafi eram a favor do interesse nacional dos Estados Unidos.

"Se não fosse abordada, a crescente instabilidade na Líbia geraria uma instabilidade maior no Oriente Médio, com perigosas consequências para os interesses da segurança nacional dos Estados Unidos", considerou Obama em uma carta ao presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, e ao presidente interino do Senado, Daniel Inouye.

Os ataques americanos à defesa anti-aérea e aos aeroportos militares líbios "serão limitados em sua natureza, duração e amplitude", e buscam fixar uma zona de exclusão aérea decretada por resolução do Conselho de Segurança da ONU, ressaltou Oabama.

O presidente atendeu a pedidos públicos de legisladores, que o pressionavam a explicar o que buscavam as forças americanas na Líbia e manifestando temores de que se tratasse de uma intervenção sem uma data definida de conclusão.