Jornal Correio Braziliense

Mundo

Paquistão exige que EUA desculpem-se por ataques

Islamabad - O Paquistão exigiu nesta sexta-feira (horário local) desculpas e explicações dos Estados Unidos após ataques com aviões sem piloto contra uma região tribal, nos quais 35 pessoas morreram, informou o porta-voz da chancelaria paquistanesa.

"O governo do Paquistão condena fortemente o ataque com aviões sem piloto que resultaram em um alto número de mortes", informou em comunicado a porta-voz da chancelaria, Tehmina Janjua.

"O chanceler Salman Bashir informa sua forte condenação ao embaixador americano Cameron Munter e exige desculpas e explicações", completou.

"Isso não é apenas inaceitável, mas também uma violação flagrante de todas as regras e normas humanitárias", disse Janjua.

Ela acrescentou que o embaixador paquistanês nos EUA, Hussain Haqqani, também fez protesto semelhante ao Departamento de Estado americano.

Esse ataque, o mais mortífero desse tipo nos últimos três anos, tinha como alvo um centro de treinamento dos talibãs aliados da Al-Qaeda em seu reduto do distrito tribal do Waziristão do Norte, segundo oficiais das forças armadas e dos serviços de inteligência paquistaneses.