Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Segurança autoriza ataques aéreos na Líbia

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira (17/3) a realização de ataques aéreos contra as forças de Muamar Kadafi na Líbia, que lutam contra rebeldes, sendo que os primeiros bombardeios são esperados para ocorrer brevemente.

A medida teve 10 votos a favor, nenhum contra e 5 abstenções, incluindo as de China e Rússia, que não utilizaram seu direito a veto.
[SAIBAMAIS]
A resolução da ONU "autoriza os Estados membros (...) a tomar qualquer medida necessária (...) para proteger os civis e as zonas povoadas das ameaças de ataques" feitas pelas forças do coronel Muamar Kadafi.

O projeto "visa estabelecer uma proibição para qualquer voo no espaço aéreo" da Líbia "de maneira a ajudar a proteger os civis".

A expressão "qualquer medida necessária" abre caminho a ataques militares contra alvos líbios, ainda que o texto exclua a ocupação do país.

Ataques aéreos podem ocorrer na noite desta quinta-feira para sexta-feira em postos do exército líbio, assim que for obtido o sinal verde da ONU ao recurso da força, informaram fontes próximas ao caso e diplomatas franceses.