Washigton - O presidente americano Barack Obama disse nesta quinta-feira (17/3) que não espera que níveis perigosos de radiação cheguem aos Estados Unidos após o desastre nuclear no Japão.
"Vou ser muito claro: não esperamos que níveis perigosos de radiação atinjam os Estados Unidos, seja a costa Oeste, o Havaí, o Alasca ou os territórios americanos no Pacífico", afirmou Obama durante uma breve declaração no jardim da Casa Branca.
"Trata-se da análise de nossa comissão de regulação nuclear e de vários outros especialistas", ressaltou Obama, pedindo calma aos cidadãos.
"Os centros de controle e prevenção sanitária e os especialistas em saúde pública não recomendam que as pessoas nos Estados Unidos tomem medidas de precaução além do fato de se manterem informadas", disse.
"É preciso que você saiba o que eu sei como presidente", insistiu Obama, enquanto a principal fabricante americana de cápsulas de iodeto de potássio, a Anbex, anunciou na quarta-feira estar com seus estoques quase vazios em razão da grande demanda causada pelos acidentes nucleares em série no Japão.