Jornal Correio Braziliense

Mundo

Começa a operação de retirada dos americanos do Japão

Washigton - Uma primeira aeronave transportando cerca de cem pessoas começou a retirar os americanos do Japão, levando-os a Taiwan, anunciou nesta quinta-feira (17/3) o Departamento de Estado.

Patrick Kennedy, porta-voz do secretário de Estado, informou que os passageiros eram na maioria familiares do pessoal diplomático americano e outros cidadãos do país. Ele informou que outro voo deverá sair do país na sexta-feira.

Kennedy também informou que 14 ônibus foram enviados de Tóquio para transportar na sexta-feira americanos que estão na cidade de Fukushima, ao norte de Tóquio, onde está localizada a usina nuclear danificada.

Nesta quinta-feira, o Pentágono autorizou familiares das tropas americanas e americanos que trabalham na ilha de Honshu a sair do país, um dia depois de o Departamento de Estado ter dado a mesma ordem para as famílias de seus funcionários.

Funcionários americanos ordenaram anteriormente que todos os americanos que estiverem em um raio de 80 km da usina nuclear de Fukushima 1 deixem a região.

Os EUA recomendaram uma área de restrição aérea acima dos 20 km limitados pelo Japão.