Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama quer que os EUA melhorem a 'segurança' de suas centrais nucleares

Washigton - O presidente Barack Obama afirmou, nesta terça-feira (15/3), desejar que os Estados Unidos estudem "como melhorar a segurança e o desempenho de suas usinas nucleares", depois da multiplicação de acidentes no Japão, causados por um forte terremoto, seguido de tsumani.

"As plantas nucleares são concebidas para resistir a determinados níveis de sismos, mas nada é 100% seguro", declarou o presidente americano em entrevista ao canal de televisão CBS.

"Por isso, cada vez que acontece este tipo de incidente, é importante que examinemos a melhor maneira de melhorar a segurança e o desempenho dessas usinas nucleares", acrescentou.

Obama assinalou que a autoridade de regulação nuclear americana (NRC), encarregada de supervisionar as centrais nucleares do país, "prevê todas as eventualidades", como parte de sua missão.

"É importante para nós continuar pensando na forma de melhorar nossa tecnologia nuclear para responder a novas preocupações em matéria de segurança", insistiu.

O presidente americano disse não acreditar que eventuais nuvens radioativas pudessem alcançar as costas americanas, mas se mostrou "profundamente preocupado com os efeitos da contaminação nuclear no Japão".

"Pensamos com todo o coração nos japoneses. Enfrentam uma tripla maldição: o terremoto, o tsunami e, agora, este acidente nuclear. Daremos toda a ajuda que pudermos. Queremos que tenham a certeza de que estamos a seu lado e eles são nossos aliados e amigos mais próximos", acrescentou.