Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tiros de canhões antiaéreos são ouvidos em Benghazi, na Líbia

Benghazi - Tiros de canhões antiaéreos e de artilharia pesada foram ouvidos nesta terça-feira (15/3) por correspondentes da AFP em Benghazi, algum tempo depois de o exército líbio anunciar uma ofensiva iminente contra a capital dominada pelos rebeldes.

Dirigindo-se aos moradores da cidade, um porta-voz do exército afirmou: "as forças armadas estão chegando para garantir sua segurança, corrigir a injustiça que fizeram com vocês, protegê-los e levar a calma".

"Trata-se de uma operação humanitária em seu interesse, sem levar em conta qualquer tipo de vingança". É o exército fiel ao coronel Muamar Kadhafi.

Os disparos antiaéreos ocorreram por volta das 23H00 local (18H00 Brasília), e precederam longas rajadas de armas pesadas e explosões, além das sirenes de ambulâncias.

Não era possível dizer se os rebeldes respondiam a um ataque ou comemoravam os rumores, sem fundamento, de um bombardeio contra a residência de Khadafi em Trípoli.

O vice-ministro líbio das Relações Exteriores, Khaled Kaaim, informou na noite de hoje que a cidade de Ajdabiya está "sob o controle" das forças de Muammar Khadafi, que se dirigem agora a Benghazi.