Tóquio - Uma explosão destruiu parcialmente nesta terça-feira (15/3) - hora local - o reator 2 da central nuclear de Fukushima 1, atingida pelo terremoto seguido de tsunami de sexta passada no nordeste do Japão, anunciou o governo.
"A Tokyo Electric Power nos informou que houve uma explosão no reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1", relatou à imprensa um funcionário do governo.
O governo precisou que a explosão, ouvida pouco após as 06H00 local (19H00 de Brasília) destruiu o reservatório do condensador do cilindro de confinamento concebido para impedir vazamentos radioativos em caso de acidente.
É a primeira vez que é citado um dano no cilindro do reator da central de Fukushima 1, atingida por uma série de problemas causados pelo terremoto seguido de tsunami no nordeste do Japão.
Houve explosões em dois outros reatores desta usina, sábado e segunda-feira. Nos dois casos, a deflagração, devido ao escapamento de hidrogênio, danificou ou destruiu o prédio externo do reator, mas sem atingir o núcleo da instalação, segundo o governo.