Jornal Correio Braziliense

Mundo

Segunda usina nuclear no Japão tem problema de refrigeração

Tóquio - Uma segunda usina nuclear japonesa, situada na região de Fukushima, apresenta problemas de refrigeração após o terremoto que abalou o nordeste do Japão, informou a imprensa japonesa neste sábado (hora local), citando a companhia administradora.

Três reatores dessa instalação perderam parte de sua capacidade de resfriamento, indicou a companhia Tokyo Electric Power (Tepco).

Essa central nuclear, Fukushima 2, está localizada a 12 km da central Fukushima 1, onde a sala de controle de um reator registrou pela manhã um nível de radioatividade mil vezes superior ao normal, segundo a agência de notícias Kyodo, que citou uma comissão de segurança.

As duas centrais encontram-se a cerca de 250 km ao norte de Tóquio, na região afetada pelo violento terremoto de 8,9 graus de magnitude registrado nesta sexta-feira.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou que cerca de 45 mil pessoas evacuem a região em um raio de 10 km ao redor da central, segundo a agência de imprensa Jiji, que cita o Ministério da Indústria.