Paris - Um comboio de caminhões do Programa Alimentar Mundial (PAM) transportando 70 toneladas de barras de cereais chegou nesta quarta-feira (9/3) à Líbia e se dirige para Benghazi, leste do país, onde deve abastecer armazéns, segundo uma porta-voz da agência das Nações Unidas.
"O comboio chegou por volta das 17h30 de Paris à Líbia e está, atualmente, sendo escoltado até os armazéns de Benghazi", declarou à AFP.
Um navio do PAM transportando 1.182 toneladas de farinha de trigo, que foi obrigado a dar meia-volta na quinta-feira passada perto de Malta sem poder descarregar os alimentos por causa da falta de segurança, também se encontra no porto de Benghazi nesta quarta-feira, segundo a porta-voz.
"A embarcação batizada de Soraya chegou ao porto de Benghazi e espera para jogar a âncora. Ela ainda não começou a descarregar os produtos", precisou.
Uma outra entrega de barras de cereais e de 150 toneladas de farinha de trigo estão igualmente em preparação, informou o PAM.
O PAM, ante a ameaça de um "desastre", havia anunciado na semana passada um plano de ajuda alimentar de emergência. Em três meses, um montante de 38,7 milhões de dólares será destinado a 2,7 milhões de pessoas na Líbia, Egito e Tunísia.