Jornal Correio Braziliense

Mundo

Parlamento da Irlanda ratifica Enda Kenny como novo premier

DUBLIN - O líder do partido Fine Gael, Enda Kenny, que venceu as eleições de 25 de fevereiro, foi ratificado nesta quarta-feira (9) como novo primeiro-ministro da Irlanda pela Câmara Baixa do Parlamento e vai liderar um governo de coalizão com os trabalhistas. Kenny, um ex-professor de 59 anos, recebeu o apoio de 117 dos 166 deputados da Dail. Outros 27 votaram contra seu nome.

O governo tem ampla maioria na Câmara depois das eleições que redesenharam o mapa político da Irlanda, quando os eleitores puniram o até então governante Fianna Fail, responsabilizado pela catastrófica situação econômica que obrigou Dublin a recorrer à ajuda da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Fine Gael conseguiu 76 cadeiras na Câmara e contará com o apoio dos 37 trabalhistas de Eamon Gilmore. Os dois partidos criaram um programa com o título "Governo para a recuperação nacional", que pretende enfrentar a crise financeira deste país da Eurozona afundado em dívidas.

A prioridade é renegociar o plano de resgate de 85 bilhões de euros (115 bilhões de dólares) assinado em novembro com a UE e o FMI após o colapso da economia do outrora Tigre celta.