Luxemburgo - Duas contas líbias em bancos de Luxemburgo, com fundos inferiores a um bilhão de euros, foram bloqueadas por serem consideradas suspeitas, declarou à televisão luxemburguesa o ministro das Finanças, Luc Frieden.
"Foram bloqueadas duas contas. Agimos de maneira preventiva, já que percebemos movimentações suspeitas", explicou o ministro.
[SAIBAMAIS]O bloqueio foi decidido após uma denúncia por parte de bancos às autoridades de Luxemburgo, quando foi publicada uma lista de 16 pessoas ligadas ao ditador líbio Muamar Kadhafi e sua família, alvos de sanções da ONU.
Segundo Frieden, estes fundos - que representam "menos de um bilhão de euros" - não têm relação direta com Kadhafi ou seus parentes mais próximos.
Uma das contas bloqueadas pertence a uma entidade do banco central da Líbia, e a outra a um fundo soberano de investimentos. "O dinheiro vinha da venda de petróleo", explicou o ministro.
Esta ação preventiva das autoridades luxemburguesas procura "evitar, nesta época de caos, que o clã Kadhafi utilize estes fundos", destacou.