BOGOTÁ - Pelo menos 23 funcionários de uma empresa contratada da petroleira canadense Talisman foram sequestrados nesta segunda-feira no leste da Colômbia, informou um porta-voz da empresa.
"Posso confirmar a vocês que efetivamente foram sequestradas 23 pessoas que não são funcionárias da Talisman, mas que são empregadas de uma contratada nossa", disse à rádio RCN o porta-voz Tomás Rueda.
De acordo com Rueda, o sequestro ocorreu no departamento de Vichada (leste) e os reféns são de nacionalidade colombiana, "em sua maioria trabalhadores da região".
Rueda disse que o incidente ocorreu nos arredores de uma cidade chamada Guérima, mas acrescentou que "é um pouco cedo para entrar em detalhes. Estamos monitorando a informação detalhadamente".
Embora o porta-voz da Talisman não tenha confirmado até agora a qual grupo o sequestro pode ser atribuído, diante da pergunta sobre se a guerrilha das Farc estaria envolvida no incidente, respondeu que tudo indica "que pode ser por este lado". No entanto, acrescentou: "Não me atrevo a confirmar isso porque as autoridades competentes ainda não o fizeram".
Enquanto isso, um porta-voz do ministério da Defesa em Bogotá afirmou à AFP que o ministro da Defesa, Rodrigo Rivera, convocou uma reunião com os comandos militares e policiais para confirmar a veracidade dos fatos.