O movimento de rebelião na Costa do Marfim, aliado do presidente eleito reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, assumiu hoje (6) o controle da cidade de Toulépleu, a Oeste do país, após violentos confrontos com as forças leais ao então presidente Laurent Gbagbo.
;Existiram combates em Toulépleu. As Novas Forças [rebeldes que controlam o Norte e parte da Região Oeste do país] tomaram o controle da cidade;, declarou uma fonte local, citada pela agência noticiosa francesa AFP.
;A cidade está completamente controlada pelas Novas Forças;, disse uma fonte da liderança do antigo movimento de rebelião.
A cidade de Toulépleu fica perto da fronteira com a Libéria, em uma zona que permanece sob o controle de Gbagbo após uma falha na ofensiva dos rebeldes, em 2002. O movimento de rebelião, mais tarde designado Novas Forças, assumiu o controle da Região Norte da Costa do Marfim.
;Intensos combates, com artilharia pesada, decorreram hoje em Toulépleu;, confirmou uma fonte do Estado-Maior das Forças de Defesa e Segurança (FDS), leais a Gbagbo.
Desde as eleições presidenciais de 28 de novembro, a Costa do Marfim está envolvida num clima de grande tensão e violência. O presidente eleito Alassane Ouattara foi reconhecido como chefe de Estado legítimo pela comunidade internacional, mas o então presidente, Laurent Gbagbo, recusa-se deixar o poder, considerando-se o vencedor do pleito.
Nos últimos três meses, o impasse político do país desencadeou uma grave crise humanitária e intensos confrontos entre as duas fações, o que aumentou os receios de uma nova guerra civil.