ATENAS - Enfrentamentos entre jovens manifestantes e policiais antidistúrbios explodiram nesta quarta-feira (23/2) em Atenas, durante uma manifestação contra a austeridade organizada em função de uma greve geral de 24 horas no país.
Os policiais, posicionados diante o ministério das Finanças, na praça central de Syntagma, lançaram gases lacrimogêneos para fazer os jovens retrocederem. Os manifestantes, por sua parte, jogaram todos os tipos de objetos, principalmente coqueteis molotov.
Segundo a polícia, as várias manifestações em Atenas e no Pireu reuniram cerca de 20.000 pessoas. Segundo os sindicatos foram 60.000 pessoas. Só em Salônica a polícia calculou em 16.000 o número de manifestantes.
Estas manifestações foram organizadas pelas duas grandes centrais sindicais do país, GSEE e Adedy, e a frente sindical comunista Pame, dentro de uma greve geral de 24 horas convocada contra a política de austeridade imposta ao país pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional em troca de um plano de ajuda financeira.