TÓQUIO - O setor aéreo registrou em 2010 o menor índice de acidentes de sua história, anunciou nesta quarta-feira (23/2) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), superando o resultado de 2006, que era o ano mais seguro até agora.
Em 2010, o índice mundial de acidentes (medido em perdas de fuselagens por milhões de voos e levando em consideração a fabricação ocidental) foi de 0,61, o que representa um acidente para cada 1,6 milhão de voos, segundo a entidade.
"Este é o menor índice da história da aviação, pouco abaixo do 0,65 registrado em 2006", afirma um comunicado da Iata.
Mas quando são considerados todos os tipos de aviões, o número de acidentes fatais foi superior ao registrado em 2009 (23 contra 18), assim como o total de vítimas (786 contra 685), informou a Iata.
A associação destacou que "a segurança continua sendo a principal prioridade" e que existe margem para melhorar, levando em consideração as fortes disparidades regionais.
"Voar é seguro. No entanto, cada acidente é uma tragédia humana que nos recorda que nosso objetivo final deve continuar sendo zero acidente, zero morto", afirmou o diretor da Iata, Giovanni Bisignani.