Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir situação

NOVA YORK - Sob o choque dos eventos dramáticos na Líbia, o Conselho de Segurança da ONU reuniu-se de urgência nesta terça-feira (22/2) em Nova York.

A repressão praticada contra os manifestantes pelo regime líbio "é verdadeiramente chocante", declarou o embaixador da Alemanha, Peter Wittig, antes que os 15 membros do Conselho se reunissem a portas fechadas.

"Acredito que isso é da competência do Conselho de Segurança. O Conselho deve agir com uma resposta rápida e clara", disse. O embaixador afirmou ainda que a situação explosiva na Líbia tinha "implicações regionais e internacionais".

"Esperamos que alguma coisa saia do Conselho com a finalidade de proteger o povo líbio", informou, por sua vez, Ibrahim Dabbashi, embaixador adjunto da missão líbia da ONU, que desertou na segunda-feira.

Dabbashi enviou uma carta ao Conselho na noite de segunda-feira pedindo a reunião. Solicitou a proclamação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia e o estabelecimento de um corredor humanitário para levar ajuda aos civis.