Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tumulto em estádio do Mali deixa 36 mortos

Bamako - Ao menos 36 pessoas morreram, a maioria mulheres, e 70 ficaram feridas na noite desta segunda-feira (21/2) no estádio Modibo Keita de Bamako, durante a pregação de um célebre imã (espécie de líder religioso) malinês, revelou à AFP um funcionário do ministério do Interior.

O incidente ocorreu quando a multidão tentava tocar o imame Ousmane Madani Ha;dara, que terminava sua pregação por ocasião da festa muçulmana do Maouloud, que lembra o nascimento de Maomé.

As mulheres estavam na frente e foram imprensadas e pisoteadas quando a multidão avançou para tentar tocar o imame Ha;dara ao final da pregação, explicou uma testemunha.

Os socorristas da Defesa Civil chegaram rapidamente ao local e foram ajudados pelos serviços de emergência da vizinha cidade de Kati, a cerca de 15 km da capital malinesa.

Os feridos foram levados ao hospital Gabriel Touré, o principal de Bamako.

Há quase um ano, em 26 de fevereiro de 2010, cerca de 30 pessoas morreram pisoteadas em um tumulto em torno da mesquita de Djingareyber, a mais antiga de Tombuctu (900 km a nordeste de Bamako).