Caracas - Fontes do governo venezuelano negaram as informações segundo as quais o dirigente líbio Muamar Kadhafi pode estar a caminho da Venezuela, conforme afirmou o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.
Segundo as fontes, o governo venezuelano não manteve até o momento nenhum contato com o dirigente líbio.
"Não temos a menor ideia de onde tiraram esta informação", declarou uma das fontes, que não quis ser identificada.
Hague afirmou à imprensa, em Bruxelas, que não tinha informações concretas sobre a ida de Kadhafi para a Venezuela, mas acrescentou: "Tenho visto informações que sugerem que ele está a caminho".
Um diplomata que não quis ser identificado afirmou à AFP que Hague fazia "referência tanto a especulações no meios de comunicação, como a informações procedentes de contatos no terreno".
O diplomata não quis dar detalhes, mas afirmou que não dispunha de uma confirmação definitiva de que Kadhafi teria deixado a Líbia.
Por sua parte, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou à imprensa: "Não sei nada sobre Venezuela e o presidente Kadhafi".
Na véspera, informações neste sentido foram desmentidas.
Centenas de mensagens circularam este domingo em redes sociais como o Twitter, assegurando que Kadhafi havia deixado Trípoli a bordo de um avião com destino à Venezuela.
"Não há nada de diferente em relação à informação de ontem (domingo). Nós não temos nenhum contato neste momento (com Kadhafi), nenhuma informação", acrescentaram as fontes oficiais.
Hugo Chávez e Kadhafi se reuniram em várias ocasiões e enfatizaram travar uma batalha contra o mesmo inimigo: o imperialismo.
O presidente venezuelano esteve em Trípoli em outubro passado e Kadhafi visitou a Venezuela em setembro de 2009.