NOVA YORK - O secretário-geral a ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira (21/2) que o dirigente líbio Muamar Khadafi deve cessar imediatamente a violência no país e iniciar um diálogo aberto.
Ban tem se comunicado por telefone com o líder líbio, segundo o porta-voz Martin Nesirky said.
"O secretário-geal expressou sua profunda preocupação pela escalada da violência e enfatizou que ela deve cessar imediatamente".
Mais cedo, Ban também expressou sua preocupação com a violência nos países do Norte da África e Oriente Medio afetados pelos protestos contra o poder.
Ban Ki-moon reiterou sua oposiçãoao uso da força e pediu a todas as partes a máxima moderação e respeito às liberdades fundamentais, indicou seu porta-voz Martin Nesirky.
"Ban tem a intenção de abordar com os dirigentes líbios as preocupantes informações procedentes da Líbia", afirmou a fonte.
Segundo Ban, "é hora de manter o diálogo amplo e de realizar reformas sociais e políticas". O chefe da ONU está em contato direto com dirigentes da região e "os incentivou a ouvir as aspirações dos povos e a responder a elas", acrescentou Nesirky.