Jornal Correio Braziliense

Mundo

Assalto a banco afegão deixa 35 mortos e 70 feridos

O ataque contra um banco em Jalalabad, leste do Afeganistão, no sábado, reivindicado pelos talibãs, matou ao todo 35 pessoas e deixou 70 feridos, segundo um novo balanço divulgado neste domingo pelas autoridades afegãs.

O último cálculo oficial de vítimas, anunciado no sábado, indicava 18 mortos e 70 feridos.

"Trinta e cinco pessoas morreram e 70 ficaram feridas no ataque de ontem (sábado)", indicou Gul Agha Shirzay, governador da província de Nangarhar, referindo-se ao assalto de uma agência do Kabul Bank, principal banco privado do país, na capital provincial Jalalabad.

Sete terroristas, segundo Shirzay, tomaram a agência e dispararam indiscriminadamente contra os clientes, a polícia e os funcionários. Depois, entrincheiraram-se e enfrentaram as forças de segurança por longas horas, em um intenso tiroteio.

O Kabul Bank é uma das instituições bancárias que pagam os salários de funcionários públicos, policiais e militares. No sábado, dia de pagamentos, a agência estava cheia de policiais e militares, alvos preferenciais dos talibãs.

O governador confirmou que o chefe adjunto da polícia provincial e o chefe da polícia criminal ficaram feridos no assalto. Ambos foram transferidos para a base americana de Bagram, no norte de Cabul, onde estão sendo tratados.