Jornal Correio Braziliense

Mundo

Homens armados matam esquiadores russos no Cáucaso

Dois homens armados assassinaram na noite de sexta-feira no Cáucaso três esquiadores russos que se dirigiam para a região do Monte Elbrus, anunciaram neste sábado os investigadores encarregados do caso.

"Dois homens mascarados e com armas automáticas que dirigiam um carro estrangeiros pararam um microônibus, fizeram perguntas aos passageiros e abriram fogo antes de ir embora", contou o Comitê de Investigação da Rússia através de um comunicado.

O comitê é o principal organismo responsável pelas investigações criminais. O ataque aconteceu perto do povoado de Zaioukovo, na República de Kabardino-Balkária, segundo a imprensa local. Três das seis pessoas que estavam a bordo do microônibus morreram, e outras duas seguem hospitalizadas, indicaram as autoridades.

O grupo vinha de Moscou.

O grupo radical islâmico Emirado do Cáucaso reivindicou o atentado no site Islamdin.com. As autoridades russas tentam fazer do Cáucaso Norte uma destinação turística, principalmente para a prática de esqui. O governo prevê um investimento de 15 bilhões de dólares na região, onde serão construídas cinco estações de esqui. Uma delas, no Monte Elburs, fica na República de Kabardino-Balkária.