Nova York- Os cães bem treinados e elegantes apresentaram-se nesta terça-feira (15/2) na passarela do show canino anual de Westminster Kennel Club, realizado no Madison Square Garden, em Nova York.
Um total de 2.626 beldades de quatro patas, representando 179 raças, disputam o título de campeão.
A famosa arena de Manhattan, Madison Square Garden, estava cheia de dálmatas e pequenos fox terriers, todos almejando a coroa vencida no ano passado por Sadie, um terrier escocês preto e peludo.
Vencer o concurso significa ter o status de celebridade instantânea, ganhando ainda uma visita ao topo do Empire State Building, aparições em programas de TV matutinos e, como fez Sadie, abrir o pregão da Bolsa de Nova York.
Novas raças receberam autorização para participar do concurso deste ano, como o feroz Cane Corso, originalmente criado em fazendas italianas, o Leonberger, que é parecido com um leão, um cão de caça chamado Bluetick Coonhound, e um cão pastor da Islândia, uma raça registrada primeiramente na época dos vikings.
Organizadores afirmam que a competição é o segundo evento esportivo mais antigo dos Estados Unidos, depois da corrida de cavalos do Kentucky Derby.
A questão sobre se o show canino é um evento esportivo pode ser debatida, mas não sua grande popularidade, já que emissoras importantes como USA Network e NBC farão a cobertura do evento.