WASHINGTON - O Paquistão pode estar aumentando sua produção de material nuclear devido a elementos que evidenciam os trabalhos de construção de um quarto reator na usina nuclear de Khushab, segundo o Instituto para a Ciência e Segurança Internacional (ISIS), um centro americano de reflexão, com sede em Washington.
O ISIS apoia seu relatório em imagens de satélites feitas em 15 de janeiro que mostram, segundo eles, as primeiras etapas de construção do quarto reator militar, que teria o mesmo tamanho dos três já existentes.
"O Paquistão está determinado a produzir muito mais plutônio para fabricar armas nucleares", assinala o relatório do ISIS, enfatizando que desde o inúncio da construção de seu primeiro reator em Khushab, em 1998, instalou um segundo em 2000-2002 e um terceiro em 2006.
Segundo algumas estimativas, o Paquistão teria duplicado o arsenal nuclear nos últimos anos, elevando para mais de 100 o número de armas posicionaas, enquanto que esse arsenal era estimado entre 30 e 60 armas nucleares há somente quatro anos. O país acelerou sua produção de plutônio e urânio altamente enriquecido.