Rio de Janeiro ; A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou hoje (9), por meio de nota, que foram registrados 39 casos de leptospirose nas cidades da região serrana atingidas pelas chuvas de janeiro.
O município de Nova Friburgo, o mais afetado, lidera a estatística com 32 casos da doença confirmados; seguido de Teresópolis, com cinco; e São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, ambos com um caso.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde esclarece que técnicos do órgão permanecem fazendo o serviço de busca ativa ;para detecção precoce de pacientes com possíveis sintomas da doença;.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Leptospira), presente principalmente na urina do rato. Os principais sintomas são conjuntivite, febre e dor na panturrilha. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças virais e bacterianas. A doença, no entanto, não é transmitida de pessoa para pessoa e somente cerca de 15% dos casos evoluem para formas mais graves.