Jornal Correio Braziliense

Mundo

Choques entre manifestantes e forças de segurança na Costa do Marfim

Abidjan - Duros confrontos opuseram nesta segunda-feira (7/2) à tarde em Abidjan manifestantes e forças de segurança leais ao presidente Laurent Gbagbo, em um bairro favorável a seu rival Alassane Ouattara, informaram testemunhas à AFP.

Segundo duas testemunhas, moradores de Abobo (norte) tinham saído para protestar contra os "abusos" cometidos, segundo eles, pelas forças de defesa e de segurança (FDS) durante as semanas de toque de recolher decretado em meados de janeiro nesse bairro.

Os manifestantes saquearam duas delegacias deste bairro popular, segundo uma fonte policial e moradores.

Os FDS presentes no local receberam reforços e enfrentaram os manifestantes, contaram testemunhas. Uma informação não confirmada de uma fonte independente dá conta de ao menos um morto.

Um forte dispositivo de segurança foi mobilizado na última hora do dia perto da prefeitura de Abobo, em frente à qual havia um ônibus queimado, constatou uma jornalista da AFP. Foram escutados disparos esporádicos de origem desconhecida.

A Costa do Marfim está imersa em uma profunda crise gerada pelas eleições presidenciais de 28 de novembro, cuja vitória é reivindicada por Laurent Gbagbo e seu rival Alassane Ouattara.