Jornal Correio Braziliense

Mundo

Quatro crianças morrem após incêndio em acampamento de ciganos em Roma

Roma ; Quatro crianças, com idades entre 3 e 11 anos, morreram neste domingo (6/2) em um incêndio em um acampamento de ciganos em Roma, informou um porta-voz dos bombeiros da capital italiana.

"Os corpos estavam meio carbonizados", mas "os restos do que poderia ser uma quinta vítima seriam na realidade os de um pequeno animal", acrescentou. Quatro pessoas consideradas desaparecidas em um primeiro momento foram encontradas.

O incêndio foi declarado, por razões ainda desconhecidas, às 20h30 locais (17h30 de Brasília) em um acampamento situado junto à via Appia Nuova, uma das grandes artérias que saem de San Giovanni, a leste de Roma, em direção ao aeroporto de Ciampino.

O acampamento, composto de cinco casas precárias, foi desmantelado em diversas ocasiões, mas os habitantes voltaram todas as vezes. Na casa incendiada vivia uma família de sete pessoas, entre elas as quatro crianças falecidas.

"Esses malditos acampamentos ilegais devem desaparecer de Roma", declarou o prefeito da cidade, Gianni Alemanno, que foi ao local do ocorrido. "Os malditos burocratas que bloquearam nosso ;plano nômades; produziram essa tragédia", acrescentou Aelmanno.

Segundo ONGs, cerca de 10 mil ciganos vivem na capital italiana e em seus subúrbios, a maioria deles em instalações ilegais. Três novos acampamentos legais, dos sete que já existem em Roma, serão construídos até o fim do ano com o objetivo de abrigar 6 mil ciganos.